Guerra Fria: O grande debate - Capitalismo X Socialismo








Durante a Guerra Fria, houve uma grande  disputa sobre qual era o melhor sistema socioeconômico: capitalismo ou socialismo. Tantos nos Estados Unidos quanto na União Soviética, as pessoas suspeitas de simpatizar com a doutrina do país adversário eram perseguidas e duramente reprimidas. Essa repressão dificultava o ententimento dos lados positivos e negativos de cada sistema. Por consequência, até os dias de hoje existem muitos mitos sobre essa temática. Pensando nisso, vamos estudar e pesquisar sobre esses sistemas. A ideia é criar na sala um espaço de debate.

Para o debate, a sala será divida em dois grupos, de um lado os que defenderam o capitalismo e do outro o socialismo. Cada grupo deve escolher 7 integrantes para serem os debatedores oficiais. Para se preparar para o debate, todos devem responder as questões abaixo. Entregar as respostas para a professora.

1) Definição do capitalismo e socialismo.

2) Vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.

3) Como cada um dos sistemas acima, define os seguintes termos:
a) Igualdade
b) Liberdade
c) Propriedade privada
d) Meios de produção

4)Pesquise exemplos de países que foram ou são capitalistas e socialistas.

5) Crie um pergunta sobre o capitalismo e uma sobre o socialismo com resposta.



Sugestão de link para a pesquisa

https://www.diferenca.com/capitalismo-e-socialismo/

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/politica/liberdade-ou-igualdade-capitalismo-ou-socialismo.htm

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/paises-capitalista-e-socialista.html

http://guerra-fria.info/capitalismo-x-socialismo.html


No dia do debate, todos devem estar preparados com perguntas e respostas para auxiliar os debatedores.  Os alunos que não colaborarem com o debate, perderam pontos.

Regras:

  • O primeiro debatedor do grupo defensor da resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
  • O primeiro debatedor do grupo opositor à resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
  • Os expositores seguintes deverão reforçar os argumentos apresentados até então, respondendo a possíveis perguntas levantadas pelo grupo oposto até que todos os membros de cada um dos grupos tenham tido a oportunidade de fala;
  • Depois disso, parte-se para o momento de refutação das argumentações apresentadas de cada grupo. O grupo opositor à resolução deverá abrir o bloco de réplicas, contando com um tempo reduzido de 3 a 5 minutos;
  • O grupo defensor terá também a oportunidade de refutar as afirmações e questionar os argumentos do grupo opositor, tendo também de 3 a 5 minutos;
  • Cada grupo terá, então, uma última oportunidade de tréplica, com um tempo de fala de 3 a 5 minutos, caso desejem expor mais alguma colocação;
  • É importante frisar que não deve haver intromissões nas falas dos debatedores. O professore deverá manter a ordem, de forma que a cada debatedor seja garantido a integridade da fala.

    Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm

    Conclusão do debate:

    A professora dará o veredicto. Além disso, o grupo deverá formular um texto para ser entregue na próxima aula com as conclusões do debate

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