Guerra Fria: O grande debate - Capitalismo X Socialismo
Durante a Guerra Fria, houve uma grande disputa sobre qual era o melhor sistema socioeconômico: capitalismo ou socialismo. Tantos nos Estados Unidos quanto na União Soviética, as pessoas suspeitas de simpatizar com a doutrina do país adversário eram perseguidas e duramente reprimidas. Essa repressão dificultava o ententimento dos lados positivos e negativos de cada sistema. Por consequência, até os dias de hoje existem muitos mitos sobre essa temática. Pensando nisso, vamos estudar e pesquisar sobre esses sistemas. A ideia é criar na sala um espaço de debate.
Para o debate, a sala será divida em dois grupos, de um lado os que defenderam o capitalismo e do outro o socialismo. Cada grupo deve escolher 7 integrantes para serem os debatedores oficiais. Para se preparar para o debate, todos devem responder as questões abaixo. Entregar as respostas para a professora.
1) Definição do capitalismo e socialismo.
2) Vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.
3) Como cada um dos sistemas acima, define os seguintes termos:
a) Igualdade
b) Liberdade
c) Propriedade privada
d) Meios de produção
4)Pesquise exemplos de países que foram ou são capitalistas e socialistas.
5) Crie um pergunta sobre o capitalismo e uma sobre o socialismo com resposta.
Sugestão de link para a pesquisa
https://www.diferenca.com/capitalismo-e-socialismo/
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/politica/liberdade-ou-igualdade-capitalismo-ou-socialismo.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/paises-capitalista-e-socialista.html
http://guerra-fria.info/capitalismo-x-socialismo.html
No dia do debate, todos devem estar preparados com perguntas e respostas para auxiliar os debatedores. Os alunos que não colaborarem com o debate, perderam pontos.
Regras:
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O primeiro debatedor do grupo defensor da resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
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O primeiro debatedor do grupo opositor à resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
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Os expositores seguintes deverão reforçar os argumentos apresentados até então, respondendo a possíveis perguntas levantadas pelo grupo oposto até que todos os membros de cada um dos grupos tenham tido a oportunidade de fala;
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Depois disso, parte-se para o momento de refutação das argumentações apresentadas de cada grupo. O grupo opositor à resolução deverá abrir o bloco de réplicas, contando com um tempo reduzido de 3 a 5 minutos;
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O grupo defensor terá também a oportunidade de refutar as afirmações e questionar os argumentos do grupo opositor, tendo também de 3 a 5 minutos;
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Cada grupo terá, então, uma última oportunidade de tréplica, com um tempo de fala de 3 a 5 minutos, caso desejem expor mais alguma colocação;
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É importante frisar que não deve haver intromissões nas falas dos debatedores. O professore deverá manter a ordem, de forma que a cada debatedor seja garantido a integridade da fala.Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htmConclusão do debate:A professora dará o veredicto. Além disso, o grupo deverá formular um texto para ser entregue na próxima aula com as conclusões do debate
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